As principais diferenças entre Madeira de Lei e Madeira Comum é um tema pertinente no dia a dia de nossa madeireira e de nossos clientes. Essas diferenças impactam, principalmente nas características dos materiais, aplicações e preços.

Madeira de Lei
A expressão Madeira de Lei, também chamada de Madeira Nobre, surgiu nas épocas em que o Brasil era Colônia de Portugal. A extração desse tipo de madeira só era possível se a Coroa Portuguesa autorizasse, sendo assim, dependia da lei. O pau-brasil foi a primeira madeira a levar tal classificação.

Este tipo de madeira costuma ser mais densa e resistente ao ataque de insetos, além de, a maioria apresentar um cheiro puro da própria madeira.

A madeira de lei é utilizada na construção civil (decks, estruturas para telhados, corrimãos, pisos), fabricação de instrumentos musicais, assim como móveis e objetos de decoração. Os preços costumam ser maiores se comparados as madeiras comuns.

Alguns tipos de madeiras de lei: Mogno, Itaúba, Garapeira e Angelim.

Madeira Comum
As madeiras comuns são madeiras mais leves e em sua maioria menos resistentes, geralmente carecem de tratamento para evitar o ataque de fungos e insetos. Suas árvores tem crescimento mais rápido e comercialização maior comparada as Madeiras de Lei.

Os preços das madeiras comuns são mais baixos em relação às madeiras de lei. São muito utilizadas na construção civil (caixarias, requadros, decks, estruturas de telhados), fabricação de celulose, compensados, móveis e demais produtos.

Alguns tipos de madeiras comuns: Pinus e Eucalipto.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre Madeira de Lei e Madeira Comum aproveite para utilizar a madeira correta de acordo com a necessidade do seu projeto.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nosso time comercial e confira nossas opções de madeiras, ferramentas e acessórios.
Para acompanhar outros artigos acesse nosso blog.

Madeireira União – Atendimentos em toda Grande Florianópolis.
Rua Francisco Nappi, 429 – Barreiros – São José – SC
Atendimento: Segunda à Sexta (7h15 às 12h – 13h às 18h).
WhatsApp (48) 99150-0500.