Quem nunca se incomodou com o barulho da rua ou ficou preocupado de incomodar alguém por falta de isolamento acústico, que atire a primeira pedra. O barulho e a poluição sonora são problemas comuns na vida de muitas pessoas, principalmente daquelas que vivem em apartamentos ou em zonas muito populosas e movimentadas da cidade.

Mas o estresse momentâneo não é o único mal causado pela falta de isolamento acústico nas residências de boa parte da população brasileira. Construções antigas eram mais reforçadas, com portas e paredes mais grossas. Atualmente, por motivos de economia, as construções contam com estruturas mais finas, deixando a desejar no isolamento acústico, principalmente em apartamentos.

Tempo de leitura: 00 minutos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu uma norma com o objetivo de garantir o conforto acústico dos ambientes, a NBR 10152. No entanto, muitas vezes, por razões financeiras, esta norma não é levada em conta. 

Segundo a norma, fica estabelecido um ruído máximo de 45 decibéis para dormitórios. Já para salas de estar, o ruído pode chegar a 50 decibéis. E por mais que essa norma se refira a conjuntos habitacionais (prédios, apartamentos e condomínios), o conforto acústico garantido por essa norma também pode – e deve – ser aplicado para casas e outros tipos de construção.

Importância do conforto acústico

O termo conforto acústico é utilizado para designar espaços em que os frequentadores não são influenciados e prejudicados por barulhos externos. Trata-se, então, de um esforço na construção civil de manter e/ou promover o bem-estar das pessoas.

A perturbação sonora ocasionada pela falta de isolamento acústico adequado, interfere diretamente na qualidade de vida e na saúde mental e física, podendo gerar perturbações o suficiente para causar irritação, distúrbios de sono, alterações de humor, entre outros males nos moradores.

Portas como aliadas

Abertas para receber o que convém, quando fechadas, as portas com isolamento acústico são grandes aliadas para manter o que desagrada do lado de fora – e, no caso, manter os sons desagradáveis distantes dos seus ouvidos.

Nem toda porta serve como isolante acústico. Portas feitas de madeira são naturalmente isolantes, mas a sua eficiência dependerá de algumas características da madeira bem como do modelo escolhido. Para ser caracterizada como uma porta com isolamento acústico, a peça em questão deve ter duplo contato da porta com o batente (nas laterais e na cabeça da porta), ambos com borracha de vedação, além de uma estrutura maciça e um sistema de guilhotina escamoteável.

Para manter a qualidade de vida, nós, seres humanos, precisamos ter momentos de privacidade, onde nos distanciamos um pouco do mundo lá fora, exercemos a nossa intimidade e desfrutamos de um descanso da vida social. Até a pessoa mais sociável do mundo se rende a necessidade de um momento consigo mesma ou com a companhia de uma pessoa em especial.

E esse tipo de aconchego que a privacidade proporciona, só conseguimos no conforto do nosso lar. Por isso é tão importante investir em manter esse lugar seguro das influências externas, começando pelas portas. 

Conheça as opções disponíveis entrando em contato conosco!

👉Madeireira União – Atendimentos em toda Grande Florianópolis

📍Rua Francisco Nappi, 429 – Barreiros – São José – SC

Atendimento: Segunda a Sexta (7h15 às 12h – 13h às 18h)