Devido aos seus desdobramentos através da história, a madeira é considerada material básico para desenvolvimento humano. A sua exploração, por outro lado, se não for controlada, apresenta um grande risco para o futuro do planeta. Assim sendo, a sustentabilidade é – e tem sido cada vez mais – um assunto muito recorrente na sociedade, mas com uma importância maior do que muitos imaginam, afinal, a preservação do meio ambiente é fundamental.

O manejo florestal é a primeira e mais importante preocupação que uma empresa do setor madeireiro comprometida com a sustentabilidade de seus processos deve ter. Este cuidado é uma forma responsável de desenvolver economicamente uma região florestal, com o objetivo de  impactar minimamente os seus aspectos sociais e ambientais, por meio de por meio de medidas que respeitem e promovam a regeneração florestal.

Como atestar a responsabilidade com a sustentabilidade?

A melhor forma de uma empresa do comércio de madeira atender a essas exigências legais e atestar, com excelência, o seu compromisso com a sustentabilidade, é por meio de certificação e autorização dos órgãos fiscalizadores: IBAMA e IMA.

O próprio IBAMA exige uma série de medidas, que incluem a delimitação exata da área em que este manejo será feito, eventuais manutenções estruturais, monitoramento do crescimento da floresta, além do planejamento das estradas em que serão realizadas as operações eventuais.

Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo conduzido pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) pelo qual o órgão ambiental licencia a operação de empreendimentos, sua localização, instalação, ampliação e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, oferecendo, assim, licenças e autorizações para diversas atividades.

Certificado de Regularidade

O Certificado de Regularidade é o documento de acesso público pela qual o Ibama atesta que os dados da pessoa/empresa inscrita estão em conformidade com as obrigações decorrentes dos Cadastros Técnicos Federais, referentes às atividades sob controle e fiscalização do Ibama.

Este certificado é cobrado em processos de licitações públicas, processos de licenciamento ambiental estadual, financiamentos por bancos públicos, bem como alguns processos de certificação ambiental. Por isso, são um importante instrumento para identificação de uma empresa que se responsabiliza pela sua interferência no meio ambiente.

Declaração de Conformidade Ambiental
É o documento onde declara-se que o empreendimento ou atividade estava localizado de acordo com a legislação ambiental e florestal vigente e que trata-se de forma adequada seus efluentes atmosféricos, líquidos e resíduos sólidos, acompanhada de documento de responsabilidade técnica do respectivo conselho de classe.

Madeireira União: responsabilidade e sustentabilidade

A madeira é o nosso negócio, mas a natureza é nossa prioridade. Se todos podem, de alguma maneira, ajudar a preservar o meio ambiente, sabemos que o setor madeireiro é o principal setor capaz de fazer a diferença. Afinal, o desenvolvimento dos nossos produtos depende do uso da madeira como matéria-prima, o que influencia diretamente sobre as condições do meio ambiente.

Sabendo disso e da importância do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida, bem como a saúde das pessoas e do planeta, nos comprometemos com a legislação ambiental e florestal vigente e adotamos as medidas necessárias para a preservação da natureza.

Entre em contato conosco e realize o seu projeto arquitetônico de forma sustentável:

📞 (48) 3346-0500   |   📱 (48) 99150-0500
✉️ contato@madeireirauniao.com